Petrobras divulga patrocínio a feiras e ações literárias selecionadas
A programação de eventos voltada para os pequenos leitores conta com mais um reforço a partir do segundo semestre. Acaba de sair o resultado da chamada pública do Petrobras Cultural Para Crianças, que vai contemplar oito projetos de feiras e ações literárias, selecionados por uma comissão de especialistas em primeira infância e literatura.
A lista traz projetos de referência nacional, como a Flipinha, eixo infantil da Flip (Feira Literária de Paraty, no Rio) e a Bienal do Livro do Rio de Janeiro; bem como projetos relevantes em suas regiões, como a Bienalzinha da Feira do Livro de Pernambuco e a Feira Literária de Pirenópolis-GO. A seleção contempla também ideias inovadoras, como uma edição do FIL – Festival Internacional de Linguagens, voltado para literatura, que propõe, dentre suas ações, o letramento literário através de livros de imagens.
A Petrobras vem apoiando projetos que incentivam a primeira infância, que vai de zero até os 6 anos. Com a conclusão da chamada literária, a empresa encerra um ciclo de três chamadas, que começou no ano passado, com foco no público infantil: a primeira patrocinou projetos em artes cênicas, como dança, teatro e circo; e a segunda contemplou a área de animação, selecionando produções de filmes, nas modalidades curta e média-metragem, com exibição em plataforma de streaming.
Confira abaixo a lista dos contemplados:
Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro (RJ)
GL Events Exhibitions
A Bienal é o maior evento literário do país e proporciona experiências que permeiam o conhecimento para crianças e adultos de todas as idades. Seu espaço infantil foca em estimular a imaginação das crianças e incentivar o aprendizado de maneira criativa. O projeto proporciona atividades voltadas para o desenvolvimento da primeira infância e demais faixas etárias infantis a partir do uso de tecnologias que facilitam o aprendizado através da interatividade. A Bienal também conta com ações nas escolas, levando autores renomados para dentro delas, e visitação escolar. É realizada no Rio de Janeiro/RJ e por meio virtual.
Bienalzinha, da Bienal do Livro de Pernambuco (PE)
Vox Produções
A Bienalzinha é um reconhecido segmento dentro da Bienal do Livro de Pernambuco. Com a proposta de oferecer uma experiência sensorial, lúdica e divertida, a Bienalzinha visa despertar a curiosidade e o interesse das crianças pelo mundo mágico da leitura. Realiza contação de histórias, ambiente adaptado, oficinas e ampla variedade e formatos de atrações. Acontece em Recife e em ações virtuais.
Feira do Livro de Porto Alegre (RS)
Câmara Rio-Grandense do Livro
Evento tradicional da cena cultural de Porto Alegre e de repercussão nacional, possui grande diversidade de atividades. A programação da Área Infantil e Juvenil constará de encontros com autores, contações de histórias, espetáculos, intervenções poéticas, oficinas e exposições. A programação destinada aos professores, bibliotecários, pais e outros mediadores da leitura será integrada por seminários, encontros, saraus, bate-papos e oficinas. Além disto, serão oferecidos espaços/momentos de interação com crianças, mediados pela leitura de literatura infantil, com destaque para a poesia, no que tem de mais potente: afeto, experiência estética e linguagem. A Feira acontece em Porto Alegre e por meio digital.
Feira Literária de Pirenópolis (GO)
Casa de Autores
A FLIPIRI é um evento reconhecido por sua qualidade, realizado na cidade histórica de Pirenópolis, Goiás. Contém segmento totalmente voltado para primeira infância, com bebeteca, teatro e oficina. Há previsão de autores de relevância, programação destinada a gestantes, oficinas para educadores infantis, oficinas de brinquedos, contação de histórias, e bate papo com autores de livros infantis. Contará também com ações virtuais.
FIL Festival – edição “A experiência da literatura” (projeto virtual)
Saci Produções
A experiência da literatura é um edição especial do FIL – Festival Internacional de Linguagens, evento de multilinguagem voltado para a literatura infantil. Propõe ações originais e inovadoras em 8 eixos definidos para a Primeira Infância, com letramento literário através de imagens, curadoria de coleções de livros totalmente voltadas a esse segmento, ópera infantil, contação de histórias, dentre outras atividades. Será totalmente digital a partir de diversas cidades e propõe suas ações em duas temporadas.
Fliminha, da Festa Literária Internacional da Mantiqueira (MG-SP)
Ufa Mulufa
A Fliminha é o segmento infantil da FLIMA e desenvolve atividades de difusão de literatura, formação de leitores e promoção do livro. Conta com uma programação que traz nomes relevantes do cenário literário e cultural, direcionada não só ao público infantil, mas também à formação de profissionais e cuidadores, que possuem grande impacto na formação de crianças na primeira infância. O projeto prevê iniciativas junto à rede pública de educação em sete cidades da região da serra da Mantiqueira: Campos do Jordão/SP, Gonçalves/MG, Monteiro Lobato/SP, Paraisópolis/MG, Santo Antônio do Pinhal/SP, São Bento do Sapucaí/SP e Sapucaí MIrim/MG. Também oferece atividades online.
Flimo – Festa Literária de Morretes (PR)
Gloriosa Produção Cultural
Evento literário que tem como premissa promover a conexão entre diferentes públicos e os diversos formatos e linguagens que envolvem a escrita, a palavra e a literatura. Ela acontece em Morretes/PR, impactando também Curitiba e a região de seu entorno. A programação infantil, nomeada Orelha, desenvolve em co-criação um laboratório livre com a participação das crianças, além de ações como contação de histórias, brincadeiras, ateliê gráfico livre, oficinas criativas e a disponibilização de biblioteca. A Flimo também oferece atividade em escola e biblioteca móvel para os locais mais distantes, assim como atividades em meio virtual.
Flipinha: A Flip das crianças, suas famílias e educadores (Paraty-RJ)
Associação Casa Azul
O projeto tem em vista a realização da Flipinha, programação infantil da Flip. Desenvolverá ações voltadas diretamente à primeira infância e para professores, mediadores e pais, que atingem as crianças de até 6 anos por extensão. Haverá mesas voltadas para as crianças explorando o aspecto lúdico da leitura, mesas para os pais e professores com o papel da mediação de leitura; conteúdo criado pelas crianças em sala de aula, para os encontros com os autores durante o evento; além de contato do público infantil com o processo de produção do livro. Conta também com programa de formação de mediadores de leitura, específico para a primeira infância. O projeto acontece em Paraty/RJ e por meio de ações virtuais.