Mamulengo Alegria é a atração do Diversão em Conjunto deste sábado
A programação especial do projeto infantil do Conjunto Nacional segue com a tradição pernambucana do teatro de bonecos no mês de junho
O Festival de Mamulengos continua animando as tardes de sábado do Jardim Urbano do Conjunto Nacional, dentro do projeto Diversão em Conjunto. O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos, no estilo fantoche, típico do nordeste brasileiro, especialmente do Estado de Pernambuco. No próximo sábado, dia 11 de junho, às 15h, a garotada vai conhecer a estória do Casamento de Chiquinha, espetáculo apresentado pelo Mamulengo Alegria. O show é livre, com acesso gratuito, no espaço multiuso Jardim Urbano, no 3º piso do shopping.
Na semana em que se celebra o Dia dos Namorados, haverá um casamento no palco, em uma estória de teatro de bonecos idealizada, escrita e apresentada pelo candango, com pinta de nordestino, Josias Wanzeller da Silva. Chiquinha Muito Prazer e Tião Sem Sorte estão apaixonados e pretendem se casar. Ela, filha do Coronel João Redondo, o homem que manda e desmanda na região. Tião desempregado há dez anos. O pai da noiva, grosso, antipático e acostumado a tratar as pessoas com rédeas curtas, o Coronel é contra a união dos dois. Tião não tem sequer dinheiro para comprar o buquê nem a aliança, é um sem futuro. Neste momento entra em cena o personagem Futrica, primo de Chiquinha, que utiliza as terras do tio para plantar as flores que serão utilizadas pela noiva no casamento.
Mas, como na vida real, no mamulengo, o fantástico também consegue, com suas pitadas, mudar o enredo de uma história. Uma cobra preta e amarela (ou será que é amarela e preta?) surge para apimentar e colocar de pernas para o ar o drama nordestino. No desenrolar da história, as rosas começam a desaparecer e Futrica descobre que elas estão sendo engolidas por uma cobra, que também engole vários personagens da estória.
Toda a trama se dá por trás de uma empanada, onde Josias manipula seus bonecos-personagens. A trilha sonora reúne o que há de melhor na música nordestina, o forró. A interação com o público é total e é enfatizado o riso e a alegria.
A Cia Mamulengo Alegria começou sua trajetória com a peça “O Casamento de Chiquinha Muito Prazer com João sem Sorte”, que é fruto da pesquisa e vivência do mamulengueiro Josias Wanzeller da Silva e suas viagens de brincante pelo Brasil. O trabalho do Mamulengo Alegria tem um alicerce no aprendizado com os mestres da cultura popular, grandes mamulengueiros como: o mestre Zé Divina, Saúba, Zé Lopes, Chico Daniel, Galego Gilberto Calungueiro e Chico Simões os quais influenciaram na formação das brincadeiras que hoje percorre e Brasil exterior na mala do Mamulengo Alegria
VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=dVkd9vxF-mI
Serviço: Diversão em Conjunto – Festival de Mamulengos
Mamulengo Alegria – O Casamento de Chiquinha
Data: 11/06 (sábado)
Hora: Às 15h
Local: Jardim Urbano, no 3º piso do Conjunto Nacional