Mostra Cultura Candanga traz música e teatro de bonecos de graça
Atrações locais e de outros estados se apresentarão de graça na Feira da Torre de TV
A Mostra Cultura Candanga estreia sua segunda edição nos dias 27 e 28 de agosto, sempre a partir das 15h, na Feira da Torre de TV. O evento busca divulgar e preservar as expressões das culturas populares do Distrito Federal e também de outras regiões do Brasil, já que proporciona um intercâmbio com grupos reconhecidos no território nacional. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).
A programação, totalmente gratuita e com classificação indicativa livre, conta com a participação de grupos e de grandes mestres do DF e de três estados do Brasil. Entre os convidados de fora de Brasília está o grupo Passarinhos do Cerrado (GO). No sábado, a partir das 17h, a banda vai tocar músicas autorais que convidarão o público a pisar forte ao ritmo do coco de folia, embalados por canções que se referem desde a antiga Vila Boa à devastação do Cerrado, passando pelos costumes, tradições e natureza goianas.
Fechando o sábado, o grupo Bongar (PE) se apresentará a partir das 20h30. Formado por integrantes da Nação de Candomblé Xambá, único terreiro desta linhagem africana que se tem conhecimento no Brasil, o conjunto desenvolve um trabalho voltado para a preservação e divulgação da cultura pernambucana. A formação musical dos integrantes tem origem no universo popular, com influências de diversas manifestações culturais, como maracatu, ciranda, coco de roda e candomblé.
No domingo, às 20h30, é a vez do poeta e rabequeiro Jeferson Leite, que vem do Ceará trazendo um forró de rabeca para animar ainda mais a programação. O instrumentista teve sua iniciação musical com a viola de arco, estudando os métodos da música erudita e depois adaptando para a rabeca, instrumento que tem estudado desde 2002. No evento, ele tocará gêneros da cultura popular, como xote, baião, arrasta-pé e samba, além de canções autorais.
A programação não poderia deixar de valorizar talentos locais. Maracatu Zenga, Orquestra Marafreboi, Pé de Cerrado, Batuque da Oficina Vivendo e Batucando, Mamulengo Presepada, Tambor de Crioula de Seu Teodoro e Martinha do Coco trazem a beleza e diversidade da cultura popular local para a mostra.
Entre uma atração e outra, as gargalhadas estão garantidas com os Mestres de Cerimônia, os Irmãos Saúde, e o encanto continua com os cordéis recitados pelo artista Davi Mello.
O evento
A Mostra Cultura Candanga, que é uma realização do Grupo Cultural Pé de Cerrado em parceria com a Associação Cultura Candanga, é um convite para as pessoas conhecerem preciosidades da cultura popular brasileira e candanga para descobrirem que ritmos que não são apenas ritmos, mas brincadeiras ancestrais, que se alimentam da troca entre as pessoas. O convite é para o brincar, para o encanto, a emoção e o entretenimento da melhor qualidade.
O evento propõe formar público para as culturas populares, ampliar a vivência cultural das pessoas e possibilitar a experiência com a cultura genuinamente brasileira. É um grande repertório que será formado ao longo dos anos, compartilhado com cada um que estiver presente nessas edições.
Serviço:
II Mostra Cultura Candanga
Data: 27 e 28 de agosto, sábado e domingo, a partir das 15h.
Local: Feira da Torre de TV
Entrada Gratuita.
Informações https://www.instagram.com/culturacandangadf/
Classificação indicativa livre
Programação:
Sábado dia 27 de agosto
15h Abertura
16h Cortejo de Maracatu Zenga
17h Passarinhos do Cerrado (GO)
18h Orquestra Marafreboi
19h15 Pé de Cerrado
20h30 Grupo Bongar (PE)
Domingo dia 28 de agosto
15h Abertura
16h Mamulengo Presepada
17h Cortejo com o batuque da Oficina Vivendo e Batucando
18h Tambor de Crioula de Seu Teodoro
19h15 Martinha do Coco
20h30 Jeferson Leite Rabequeiro (CE)