Line up do Taste Brasília Festival reúne chefs renomados
11 restaurantes e dois bares de Brasília, além do Aizomê e Mocotó, ícones da gastronomia de São Paulo, estão entre as atrações da segunda edição do evento marcada para dois fins de semana de mais
Com data marcada para os dias 5 a 7 e de 12 a 14 de maio, no Pontão do Lago Sul, o Taste Brasília Festival anunciou o line up dos restaurantes, bares e chefs participantes da segunda edição brasiliense do maior festival gastronômico do mundo, apresentado pelo Santander e realizado pela IMM. Em 2023, 11 restaurantes comandados por chefs renomados e dois bares que ganharam importância no cenário gastronômico da cidade estarão ao lado dos paulistanos Aizomê, da chef Telma Shiraishi, nomeada pelo governo japonês como embaixadora da cozinha nipônica no Brasil; e Mocotó, do premiado Rodrigo Oliveira, para oferecer uma experiência única aos visitantes do evento.
Aroma, do chef Ronny Peterson; Authoral, de André Castro; Casa Baco, de Gil Guimarães; Grupo Petrarca (Lago e Bloco C), comandado pelo chef Marcelo Petrarca; DOC Cucina, de Salvatore Loi;
Dom Francisco, de Francisco e Giuliana Ansiliero; Le Birosque, de Luiz Trigo; Ouriço, do chef Thiago Paraíso; Superquadra, de Tonico Lichtsztejn e Luiz Alberto Costa; o premiado
Taypá, do chef peruano Marco Espinoza; e Teta Cheese Bar, de Marina Cavechia e Bobson Melo, são o restaurantes brasilienses desta segunda edição do Taste Brasília. Iracema, de Giovana Lima, e 313, que tem a frente o mixologista Vítor Moretti, são os dois bares convidados de 2023. As 13 casas estarão participando com criações exclusivas para o festival nos dois finais de semana de realização do evento. Já o restaurante Mocotó, de Rodrigo Oliveira, um dos mais premiados chefs do país e participante da nova temporada do Masterchef, estará apenas no primeiro fim de semana do festival, de 5 a 7, enquanto Aizomê, de Telma Shiraishi, somente no segundo fim de semana, entre os dias 12 e 14.
Os menus irão oferecer pratos criados exclusivamente para o evento, muitos deles destacando ingredientes típicos do Cerrado na receita. A experiência permite que o cliente customize o cardápio, optando pela entrada de um restaurante, prato principal de outro e sobremesa de um terceiro – e muito mais. Os pratos têm entre 100 e 120 gramas e permitem degustar os diversos aromas e sabores oferecidos.
Os ingressos já estão à venda com 30% de desconto para clientes Santander. Entre as opções de ingresso, o Taste Together. Na compra de quatro ou mais ingressos, 20% de desconto*. E o Taste Days, válido para ingressos para dois ou mais dias de festival (20% de desconto válido somente para ingressos inteiros, não cumulativo com qualquer outro desconto comercial).
Além dos 15 estabelecimentos (13 restaurantes e dois bares), 30 expositores participam do Taste Brasília Festival deste ano. O evento promove, também, uma experiência gastronômica completa ao oferecer produtos exclusivos, atividades de conhecimento, programação musical e estrutura de excelência para toda a família. O principal local é dedicado à preparação e degustação de receitas. O espaço Fire Pit by Santander aposta na temperatura alta, num lugar para o público aprender os segredos e os mais diversos pratos na brasa. O Papo de Cozinha é destinado para quem quer colocar a mão na massa, em que os presentes aprendem na prática com os chefs. Na Adega Taste, o público pode degustar bebidas e participar de cerca de 24 aulas práticas. É possível aprender sobre harmonização de pratos e bebidas, e até como montar a própria adega em casa. O espaço também conta com aulas e dicas de como harmonizar cervejas com queijos e embutidos a celebração da gastronomia em um festival de experiências.
O festival oferece, ainda, área kids, palco musical e Empório Taste. Esse último é um espaço com expositores variados, um balcão de negócios visto como uma oportunidade para os empreendedores atingirem o público consumidor final e os restaurantes, através da venda B2B e B2C.
A realização do festival torna-se possível com empenho máximo de toda a equipe e patrocinadores que desde o início priorizam a saúde pública e a vontade de trazer um evento que une qualidade, diversão e responsabilidade. Patrocinadores: Getnet, Tanqueray, Smirnoff, Baden Baden, Eletrolux e Nespresso. Apoio: Cacau Show, Barrilla, Premier Pet, Webmotors, Gran Cru, Andorinha, Prata e Meliã. Apresentação: Santander. Realização: IMM.
Inclusão e sustentabilidade
De olho na inclusão, o festival tem cardápio em braile e um staff capacitado para atender ao público e suas necessidades. Londres, Paris, Dubai, Milão, Grécia, Amsterdã, Dublin, Cape Town, Melbourne, Sydney e São Paulo, além de Brasília, são algumas das cidades que regularmente recebem o evento que adota medidas sustentáveis, utiliza embalagens, pratos e talheres de material biodegradável, gestão de resíduos químicos, descarte de óleo e reciclagem.
Sobre o Santander e a Gastronomia
Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País e atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final. O Banco atua por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.
No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do Farol Santander.
Sobre a IMM
Há cerca de dez anos no mercado, a IMM é uma empresa brasileira controlada pela companhia de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e possui uma parceria estratégica com a empresa americana WME | IMG, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento.
A IMM é referência em entretenimento ao vivo, para público e marcas, e seu portfólio é o maior diferencial. Responsável por eventos como Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul aos musicais da Broadway, passando pelo Cirque du Soleil, pelo melhor festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos super consagrados SPFW e São Paulo Oktoberfest.
Serviço
Taste Brasília Festival
Data: de 5 a 7 e de 12 a 14 de maio (de sextas-feiras aos domingos)
Local: Pontão do Lago Sul – SHIS Ql 10, Lote 1/30 Lago Sul – Brasília – DF
Vendas de ingressos online e informações: brasil.tastefestivals.com