Congresso sedia exposição sobre 150 anos de Santos Dumont até 30 de julho
O pioneirismo de Santos Dumont e parte do seu legado estão expostos ao público no Salão Negro do Congresso Nacional. Até 30 de julho, a exposição comemorativa Pai da Aviação — 150 anos apresenta painéis com a trajetória do inventor brasileiro, objetos pessoais, maquetes e duas réplicas em tamanho real de suas aeronaves mais famosas, o 14-Bis e o Demoiselle. A exposição é aberta ao público e pode ser visitada todos os dias, das 9h às 17h.
Disputa pelo pioneirismo
Existe uma polêmica internacional sobre quem inventou o avião. Os irmãos Wright, dos Estados Unidos, alegaram ter alçado voo em 1903 com o primeiro aparelho voador “mais pesado do que o ar”, o Flyer 1, e percorrido quase 40 metros. Esse feito, porém, não foi documentado oficialmente. A aeronave deles também precisava percorrer um trilho ou ser catapultada para decolar.
O 14-Bis, portanto, teve o primeiro voo documentado oficialmente, no Aeroclube da França, em 1906. Uma plateia de mil pessoas viu a aeronave percorrer 60 metros a uma altura de 3 metros. Um detalhe abrilhantou o feito: o avião brasileiro decolou de forma autônoma.
Fonte: Agência Senado