Plataforma do Sesc Digital reúne curtas-metragens e curso a distância para crianças e adultos se divertirem
O Sesc Digital preparou uma programação especial para tornar a rotina de crianças e adultos mais divertida e enriquecedora. A seleção abrange filmes e animações em curtas-metragens, bem como um curso EAD para pais e educadores aprenderem como ensinar arte às crianças. Os conteúdos são abertos e gratuitos.
EAD “Abordagem Triangular e o Ensino de Arte na Educação Infantil”
O curso “Abordagem Triangular e o Ensino de Arte na Educação Infantil”, desenvolvido pela arte-educadora Ana Mae Barbosa e pelo educador Sidiney Peterson Lima, está dividido em seis videoaulas de 15 minutos, e apresenta conceitos e ferramentas que estimulam a reflexão dos alunos – sejam eles professores, familiares e cuidadores – sobre a importância da arte na educação de crianças de 3 a 5 anos, dando ideias e sugestões de como colocar tudo em prática. A grade disponibiliza experiências práticas e material complementar com indicações de leitura e dicas de atividades.
Para Ana Mae, “antes de tudo é importante entender que Abordagem Triangular é um processo que inclui no ensino da arte na primeira infância o fazer a arte para desenvolver a criatividade das pessoas, a leitura da obra para desenvolver a capacidade crítica e a contextualização.” Sem qualquer tipo de hierarquia, a proposta é o diálogo entre as seguintes ações: a leitura ou apreciação de imagens, a contextualização das obras e o fazer artístico.
Coleção de curta-metragens Crianças
Com curadoria realizada pelo Sesc Digital e o SescTV, o público pode assistir a 25 curtas-metragens ficcionais, que englobam temas de inclusão social e meio ambiente, em animação ou live action. Destacam-se A Torneira Perfeita e Lily’s Hair e títulos da premiada produtora holandesa Blender Institute, como Elephants Dream e Big Buck Bunny.
Todos os curtas podem ser assistidos pelo sescsp.org.br/colecaocriancas
Torneira Perfeita: animação em stop motion uruguaia, traz a história de Humberto, que inventa torneiras inteligentes para não desperdiçar água. Durante a animação, as crianças recebem informações sobre a economia de água, fontes subterrâneas em que são localizadas, a diferença entre a água limpa e a potável e detalhes sobre o processo de limpeza da água.
Assista aqui: Sesc Digital | Plataforma de acervos, cursos livres e programações inéditas
Big Buck Bunny: animação livre lançada em 2008, também conhecida como A Rabbit’s Revenge. A sua trama segue um dia da vida do “Big Buck Bunny” que, cansado dos três roedores que se divertem assediando criaturas indefesas da floresta, deixa de lado sua natureza gentil e orquestra um plano complexo para combatê-los.
Assista aqui: Sesc Digital | Plataforma de acervos, cursos livres e programações inéditas
Elephants Dream: curta experimental de animação digital produzido entre 2005 e 2006, pela então intitulada Orange Open Movie Project. Na produção os amigos Proog e Emo vivem em uma máquina imprevisível e aparentemente de poder ilimitado que tem um sinistro propósito. Todo o filme está sob a licença da Creative Commons 3.0 Attribution License.
Assista aqui: Sesc Digital | Plataforma de acervos, cursos livres e programações inéditas
Lily’s Hair: Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
Assista aqui: Sesc Digital | Plataforma de acervos, cursos livres e programações inéditas
Serviço
Curso EAD Sesc Digital: Abordagem Triangular e o Ensino de Arte na Educação Infantil
Conteúdo: 6 videoaulas de 15 minutos
Acesso em: Plataforma EAD Sesc Digital
Concepção e apresentação: Ana Mae Barbosa, Sidiney Peterson Lima, Analice
Dutra Pillar, Moacir Simplício, Rita Noguera e Valéria Peixoto de Alencar
Direção audiovisual: Daniela Cucchiarelli
Produção: Recheio Digital
+ Sesc Digital
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as 43 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc lançou em 2020 o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo sob demanda, atualmente com mais de 24 mil itens em diferentes suportes (vídeo, imagem, áudio e publicação). Saiba mais: sescsp.org.br/sescdigital