Inclusão dentro e fora dos palcos
Associação Cultural Namastê traz um emocionante espetáculo de dança gratuito com pessoas com deficiência
O espetáculo “Povoada” prova que a dança é uma forte ferramenta de inclusão. No palco do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, pessoas com deficiência trazem a diversidade sob uma ótica de sensibilidade e beleza. “É uma mudança de paradigma. Mostra que a pessoa com deficiência pode ocupar qualquer espaço. Traz a visibilidade e a importância. A inclusão é possível. Ela é viável”, explica a professora Luciana Vitor, idealizadora do projeto.
A apresentação foi preparada pela Associação Cultural Namastê e faz parte do Festival de Arte Inclusiva, que em 2024 chegará a alunos de escolas públicas do Distrito Federal. Para Luciana, a iniciativa é um retorno do grupo após todas as adversidades provocadas pelo isolamento social: “A dança tem esse caráter de resistência. Durante a pandemia, foi um momento muito difícil também para pessoas com deficiência. Fizemos as aulas online. Foi todo um processo e é por isso que só agora que estamos conseguindo fazer nosso tradicional espetáculo novamente”.
O nome do espetáculo deste ano surgiu da ideia de que não somos únicos. Cada pessoa traz sua ancestralidade. “Nós fazemos parte deste universo. Cada ser é único e tem as suas singularidades, suas subjetividades, mas vivemos em grupo. Nós vivemos no coletivo”, destaca Luciana.
A apresentação também traz a gratidão por tudo que a equipe passou nas duas décadas de atuação. “O espetáculo honra as pessoas que iniciaram o Namastê. Alunas que estão comigo desde o início e hoje trabalham em sala de recurso, são psicólogas, estão no mestrado na área de educação ou trabalham com pessoas com deficiência. É olhar e ver que tem uma sementinha que plantamos desde quando começamos”, conta a professora.
O evento é indicado para todas as idades e gratuito, com apresentação única no dia 15 de dezembro, às 19 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Espetáculo Povoada
Data: 15/12/2023
Hora: 19h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Entrada Gratuita
Sobre o Namastê
Criada em 2008, a Associação Cultural Namastê fomenta a inclusão efetiva na sociedade das pessoas com deficiência. São quatro eixos de atuação: arte, cultura, educação e saúde mental. A dança inclusiva, iniciativa promovida pela instituição em escolas públicas do Distrito Federal, contribui para o desenvolvimento do aprendizado das crianças com deficiência.
Foi criada a partir de experiências profissionais de dança cigana artística desenvolvida pela professora Luciana Vitor. Em 2018, a instituição venceu a 8ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos e ficou em 3º lugar no 11º Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos.