Criar Jogos movimenta rotina de alunos do CED 15, em Ceilândia Norte

O Criar Jogos, curso promovido através de uma parceria entre a Escola Nacional de Informação (Enacin), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Instituto carioca Burburinho Cultural, já começou. Nos próximos meses, 100 alunos do Centro Educacional 15, de Ceilândia Norte, vão aprender muito mais do que a criação de um jogo. Pela primeira vez na capital federal, o curso que é totalmente gratuito e voltado para jovens a partir de 12 anos, tem foco em letramento midiático-informacional, acessibilidade, tecnologia e game design. 

Além das aulas presenciais, o Instituto Burburinho Cultural também oferece o “Criar Jogos EAD”, com mais de 300 vagas. A modalidade, que também é gratuita, está com inscrições abertas, pelo site: www.criarjogos.com.br. “A parceria da Enacin com o Criar Jogos amplia a atuação do projeto, que não é apenas sobre ensinar jovens a programar ou criar jogos, mas também sobre prepará-los para navegar criticamente no mundo digital. Nosso foco em letramento digital, tecnológico e midiático-informacional é essencial para que eles desenvolvam habilidades para enfrentar os desafios da desinformação e se tornem cidadãos mais conscientes e ativos na era digital, destaca Priscila Seixas, presidente do Instituto.

Ela pontua que as aulas na escola de Ceilândia começaram no dia 25 de março e estão sendo ministradas por meio de videoaulas com acompanhamento de mediadores. “Ao longo de quatro meses, os participantes terão acesso a conteúdos como alfabetização digital, cultura de jogos, roteiro e narrativa, programação, edição de som, arte e interface, criação de protótipos e game design”, complementa Seixas.

Parceria estratégica fortalece o combate à desinformação

Um dos grandes diferenciais da chegada do Criar Jogos a Brasília é a parceria com a Enacin/Ibict, que permite o desenvolvimento de um módulo exclusivo sobre Integridade da Informação. Nele, os alunos participam de atividades que abordam o combate à desinformação no ambiente digital. Para Ricardo Pimenta, coordenador de Ensino e Pesquisa em Informação para a Ciência e Tecnologia do Ibict, “essa iniciativa incrível trará o debate tão atual da desinformação juntamente com as práticas tão criativas e inovadoras da cultura gamer para o rol de atividades que nascem junto com nossa Escola Nacional de Informação, a Enacin”.

“Essa colaboração fortalece a formação crítica e digital dos jovens, alinhando o projeto com metodologias inovadoras desenvolvidas no âmbito da educação tecnológica e midiática.

Sobre o Criar Jogos
O Criar Jogos é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto General Motors, Núclea e Grupo Boticário, realização do Instituto Burburinho Cultural,  o Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia, Escola Nacional de Informação (ENACIM) e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil União e Reconstrução.

 

Serviço:

Criar Jogos – polo Brasília

Aulas presenciais desde 25/03

Onde: 15, Expansão do St. O Qno 18 Conjunto B Conjunto 55, 2 – CED 15 de Ceilândia 

Inscrições e vagas para o curso online abertas no site: www.criarjogos.com.br 

Acompanhe o projeto pelo instagram: @criar.jogos  

 

Related posts

Doma Rooftop celebra a Páscoa com menu especial da Restaurante Week e vista privilegiada para o Lago Paranoá

PÁSCOA NO PARK

Fábrica de Portas Abertas: Cerva Ao Quadrado e a Cervejaria Quatro Poderes convidam o público para experiência cervejeira em São Sebastião